sexta-feira, 5 de junho de 2009

O TEATRO DE BONECOS - UMA BREVE HISTÓRIA

O teatro de bonecos assim como conhecemos hoje, nasceu na Índia ou na China. Povos como os gregos e romanos, usaram em suas comemorações, banquetes, rituais. sobreviveram as perseguições políticas e religiosas da Idade Média e conseguiu atravessar os mares e chegar até nós, embora não se possa precisar como chegou ao Brasil. Cabe-se com tudo, que eram apresentados desde os salões da realeza até nas feiras e casas mais humildes. pode ter sido usado pelo Padre José de Anchieta na catequese dos índios.

É uma manifestação do teatro popular e podem ser feito dos mais variados materiais e técnicas. Madeira, papel, tecido, fibras e etc.; e são de luva, de fios, gigantes, de mesa, de sombra.
viajamos por todo o mundo, recebendo denominações que lhes irmanam em sua arte. São polichinelos, caragozes, Vidrouchacas, Guinhol, Punch, Judi, Cristóbal, mamulengo, Casimiro Coco, etc.

Nos palcos das grandes cidades, nas empanadas armadas nas feiras, cumpre a sua função de divertimento. Pequeninos e grandes se encantam com suas proezas, irreverências e sua capacidade de ficar dotado de alma. Alma que vem do botador de bonecos ponequeiro,através das suas mãos e voz, extensão da sua alma.

É preciso amá-los e amndo-os eles nos recompensamos com uma profissão. Com eles desbravamos caminhos pára levar sua alegria, seus ensinamentos, sua magia. Com eles aprendemos e ensinamos brincando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário